Escolas podem se inscrever na Jornada da Educação Alimentar e Nutricional

Escolas podem se inscrever na Jornada da Educação Alimentar e Nutricional

Diretores têm até o dia 16 de maio para cadastrar ações que visam a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil

  • ícone de compartilhamento
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebe, até o dia 16 de maio, inscrições para a 1ª Jornada da Educação Alimentar e Nutricional. O concurso tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar e premiará ações desenvolvidas em escolas públicas de educação infantil, que visam a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.

Diretores de escolas de educação infantil podem cadastrar as ações executadas em suas regiões aqui. Para facilitar as inscrições, a organização do concurso elaborou um tutorial – acesse-o neste link.
 
Divulgação
Para o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, o concurso não vai só incentivar, mas também dar visibilidade às experiências já implementadas em várias regiões do país. “São mais de 150 mil escolas espalhadas pelo Brasil e muitas delas já realizam um trabalho de excelência no que diz respeito à alimentação das crianças. É necessário que essas práticas se tornem conhecidas, que haja troca de experiência para que nossos estudantes tenham, cada vez mais, acesso a um atendimento de qualidade”, destacou.

Etapas

A jornada será composta por seis etapas e abordará os seguintes temas: Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola; Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

De acordo com o regulamento, cada fase deverá ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, a inserção de uma fotografia que comprove a realização das atividades e um pequeno vídeo demonstrando o que foi realizado em cada etapa.

A cada etapa cumprida no prazo será liberada para download, na plataforma e-FNDE, uma peça do selo de participação na Jornada e a descrição do tema executado. Após a conclusão das seis etapas, o participante terá recebido as seis peças e completado o selo.

As escolas que completarem a jornada no prazo estipulado serão agraciadas com certificado de menção honrosa para o nutricionista, o diretor e o coordenador da jornada; um kit com publicações sobre alimentação saudável e participarão de uma mostra sobre educação alimentar e nutricional no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Conbran), que será realizado em 2018, em Brasília. A iniciativa também será divulgada em uma publicação digital do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

*Com informações do FNDE

---


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação (SEE)
(31) 3915-3673 / acs@educacao.mg.gov.br

Comentários